Pasaporte dos Museus Cariocas

Passaporte Museus Cariocas

Que excelente noticia saber de amigos que não frequentam museus que tinha sido lançado o Passaporte dos Museus Cariocas em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro em parceria entre a Prefeitura e o Instituto Brasileiro de Museus.


Quando falo para meus amigos que existem mais 80 museus na cidade do Rio, sempre escuto que são muitos, ficam assombrados com tamanha quantidade e neste projeto são 43 instituições abertas para serem visitadas de forma gratuita, em dia pré-determinado. Para saber mais sobre, visita o Guia do Museus Brasileiros publicado pelo Instituto Brasileiro de Museus, através do link: http://www.museus.gov.br/guia-dos-museus-brasileiros/

Ontem finalmente peguei o meu sem nenhuma dificuldade no balcão de informações do Centro Cultural Banco do Brasil, sem necessidade de apresentar nenhum tipo de identificação, nem me registrar para sua obtenção. Tentei pegar um passaporte para meu namorado mesmo apresentando copia de seus documentos, mas foi impossível. Os recepcionistas somente entregam 1 passaporte por pessoa.

Assim que cheguei em casa dei uma olhada no documento e achei uma ótima iniciativa dar a conhecer entre os cariocas os diversos museus existentes na cidade.

No meu ponto de vista, a proposta fica um pouco comprometida pelo fato de ser informado que apresentando o documento poderá entrar gratuitamente na instituição museológica, sempre que a pessoa for no dia especifico e informado no passaporte.

Talvez, as pessoas desconheçam, mas a maioria dos museus tem entrada gratuita, como o CCBB, Correios, Casa França Brasil, Palácio Tiradentes, Paço Imperial, entre outros. E, aqueles museus que cobram entrada do público, geralmente disponibilizam a gratuidade em um dia específico para a visitação do espaço.

O interessante seria que pudesse ser visitado de forma gratuita em qualquer dia da semana. Geralmente, as pessoas estudam ou trabalham, implicando que a visita somente possa ser realizada aos finais de semana. Se é para incentivar e divulgar esses espaços entre a população, seria muito mais legal se permitisse a isenção para qualquer dia da semana, já que o passaporte seria pessoal e intransferível.

Para saber como obter seu passaporte, visita o site oficial do evento: http://www.rio450anos.com.br/wp-content/uploads/2015/04/pdfsitepassaporte.pdf

Agora posso dizer, que venham os carimbos das minhas visitas!!!!!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s