Casa França Brasil – Parte I

Este post foi dividido em duas partes, porque precisava compartilhar uma excelente noticia e depois falarei  num outro post sobre a exposição individual do Rodrigo Braga.

Há umas três semanas visitei a Casa França Brasil e fiquei na Biblioteca esperando para voltar para casa em plena sexta-feira. Amo sentar nesse lugar e ficar folhando os catálogos e livros que eles possuem sobre Artes. Tirei fotos do sol batendo neles e reparei que a instituição disponibilizou diversos catálogos das exposições que receberam nos anos anteriores. Nesse dia consegui ver a montagem da individual do Rodrigo Braga, que contarei num outro post.

IMG_20150503_183248


Nesse momento tive um Ah-há, perguntei ao segurança qual a pessoa responsável pela biblioteca e me forneceu os dados. Na segunda-feira liguei e me identifiquei e solicitei informações de como adquirir esses catálogos. Para minha grande surpresa, o único requisito era enviar um email formalizando o pedido que eles enviariam um listado com aquelas publicações disponíveis para doação. Me prontifiquei logo e finalmente, na sexta-feira passada fui retirar os meus exemplares e pude conferir a instalação TOMBO do Rodrigo Braga já aberta ao público.

IMG_20150503_181741

Estou tendo um caso de amor com esses catálogos, porque cheguei a visitar algumas dessas amostras, como a exposição Chance de Christian Boltanski, o qual tinha uma instalação incrível com imagens de recém-nacidos retirados de jornais poloneses e rodavam como numa espécie de maquina que lembrava o interior de um jornal em pleno trabalho de impressão.

Foto: Oscar Aramendi (2012).

Foto: Oscar Aramendi (2012).

Outra exposição pela qual fiquei encantada foi a de Carmela Gross, com suas escadas iluminadas levando o olhar para o alto e seus répteis se esgueirando pela sala inteira.

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Fica a dica: é só entrar em contato com a Casa França Brasil para solicitar a doação dos catálogos e depois é só retirar pessoalmente.

Leave a Reply

