Casa França Brasil celebra 25 Anos

Eflyer-image_FINAL

Sábado (15/08). – A Casa França Brasil inaugurou a exposição CBF 25 Anos. A curadoria ficou à cargo do mexicano Pablo León de la Barra, quem atua no Guggenheim como olheiro de obras de artistas latino-americanos e escritor do blog Centre for the aesthetic revolution.

A exposição é integrada por uma pesquisa documental nos arquivos da instituição, localizada na parte central do espaço, denominada de Jardim de Inverno: arquivo 25 anos, composta por diversas mesas e muitas plantas (toque pessoal do curador).

No salão central também podemos ver a obra de Alfredo Jaar – “Arte=Capital”, que busca dialogar com o trabalho de Joseph Beuys e o pensamento filosófico de Antonio Gramsci e Nietzsche.

No cofre, encontra-se uma retrospectiva da obra de Cildo Meirelles, Cédulas, a partir das séries “Zero Cruzeiro” (1974), “Inserções em Circuitos Ideológicos” (1970) e “Projeto Cédula” (2015), onde o artista faz uma intervenção em diferentes cédulas com a finalidade de discutir o jogo de poder entre a economia e os indivíduos. O interessante é perceber que o artista não parou com esse trabalho e tem feito intervenções muito atuais, quando questiona sobre o caso de desaparecimento de Amarildo.

Logo, adentramos na sala destinada ao trabalho “Remediações 2010-2014” de Beto Shwafaty, quem critica o projeto nacional brasileiro, principalmente, nesse diálogo entre o progresso, a natureza e aqueles que determinam as políticas. Destaca-se que parte do trabalho de “Remediações” integrou a amostra Encruzilhadas da Escola de Artes Visuais, no Parque Lage, em junho deste ano.

Finalmente, para completar o circuito, é possível se deleitar com uma seleção de filmes. Nesta oportunidade, a projeção ficou a cargo do filme “Canoas” de Tamar Guimarães. Nas semanas seguintes, serão projetados os filmes de Manon de Boer – “Superfícies Vibráteis” e de Wendelien van Oldenborgh – “Bete e Deise”.

IMG_20150815_164738655

Tamar Guimarães – Canoas

Durante a atividade, a Orquestra Sinfônica Ambulante animou a inauguração e a CFB distribuiu catálogos das exposições anteriores ao público. Lembram que em um post anterior comentei que aqueles interessados podiam obter as publicações de graça? Então, vai lá!

Casa França Brasil

Rua Visconde de Itaboraí, 78

15/08 a 20/09. Terça a domingo, das 10h às 20h. Entrada grátis.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s