Visualismo

Visualismo é um projeto de arte e tecnologia que aportou em vários locais da cidade, entre eles: o Parque de Madureira, a Central do Brasil e a Praça Mauá, recém revitalizada e inaugurada. Nos dias 11 e 12 de setembro de 2015, o Visualismo tomou conta do entorno do Praça Mauá, recebendo projeções no prédio da antiga sede da Rádio Nacional, o Museu de Arte do Rio e dos casarões do Morro da Conceição.

É bom lembrar que no mês de julho houve um seminário com os 20 artistas participantes do Visualismo, entre eles: Eder Santos, Gisela Motta e Leandro Lima, Regina Silveira, Spetto, Vik Muniz, Alice Miceli, André Parente, Julio Parente, Caio Fazolin, Luiz Duva, Fernão Ciampa, Katia Maciel, Lírio Ferreira, Leandro Mendes, Marcus Bastos, Marilá Dardot, Milton Marques, Raimo Benedetti, Roberta Carvalho, Virgínia de Medeiros e Yuri Firmeza.

Infelizmente, não consegui assistir toda a programação, apenas a do primeiro dia na Praça Mauá, mesmo debaixo de chuva, não deixou de ser lindo. Entre os trabalhos que mais gostei foi o live perfomance projetado na antiga sede da Rádio Nacional, porque me levou ao passado, quando trabalhei como estagiária no Museu da Imagem do Som, com a coleção da rádio. Durante um ano, higienizava os discos de 78 RPM, ajudava alguns pesquisadores e escutava junto com eles os jingles, conheci o maxixe e escutei os primeiros registros de samba.

Para conhecer mais do projeto, visita o site oficial do Visualismo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s