Conversa com Felipe Barbosa

 

IMG_20151114_115245728Visitag esteve presente no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno para a conversa com o artista Felipe Barbosa.

Apesar de ser niteroiense, Barbosa já tem uma trajetória internacional consolidada e nada mais justo que ter a oportunidade de apreciar sua obra na sua cidade natal.

A obra em questão é “Outro Jogo/Turnning Point”, uma “instalação artística é um vórtex de 720 graus feito com 90 raquetes de badminton que tem por efeito causar no visitante, a impressão de congelar o movimento do jogo, ao mesmo tempo que o faz aderir ao efeito ótico do trabalho”. (O FLUMINENSE, 12/11/2015)

IMG_20151114_115230668

Segundo o artista, a obra busca tratar dois temas de interesse do próprio, o esporte e o objeto na sua função original, permitindo relacionar o movimento desse objeto com a sua perfomance, enquanto ferramenta no esporte.

Visitag perguntou sobre a relação com seus trabalhos anteriores e o artista comenta que na verdade existe uma diferença com as obras anteriores, por exemplo o trabalho que usa os balões de futebol é uma indagação que ele faz em relação à História da Arte, onde a transformação do objeto tridimensional pode facilmente ser convertido em objeto bidimensional, ou seja, uma escultura pode ser tida como uma pintura ou vice-versa.

No final, ganhamos o livro do artista. 🙂

livro_felipe_barbosa

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s