SÁBADO É DIA DE MAC

IMG_20160624_160837254

No dia 18.06 aconteceu a reinauguração do Museu de Arte Moderna (MAC) de Niterói depois de ter passado por um bom processo de manutenção, o qual merecia passar.

Não sei se estou falando besteira, mas acho que a questão da Louis Vuitton ter optado por fazer o seu desfile Cruise 2017 deve ter acelerado a reabertura. Nada contra de ser usado como palco do show, até porque já sabemos que arte, criação e moda andam juntos.

Entretanto, o Museu esteve entre os trends topics mais comentados nesta semana por levantado a questão que permeia a História da Arte ao longo do tempo, o que é Arte?

Isto aconteceu com a perfomance da artista paulistana Cecília Carvalhaes como protesto contra a opressão gênero masculino em cima do corpo da mulher. A ação se fez com a artista sendo depilada em suas partes intimas, de corpo nu, no pátio do Museu.

Acabei abrindo um post no meu fb com o intuito de fornecer dados sobre o por quê e quem estava por trás da ação, gerando discussões homéricas sobre o que é Arte e que aquela ação não deveria ser feita naquele espaço, já que era grotesco e não tinha nenhuma característica de ser artístico.

Nesse aspecto, volto a dizer que o Museu de Arte Contemporânea é sim o espaço ideal para receber a perfomance, já que é necessário pensar o museu como meio para discutir política e sociedade por meio da arte. O artista ele é um pensador que também é parte da sociedade e, principalmente, ele é questionador do comportamento desse circulo social/político, portanto se faz coerente e justificado ter acontecido naquele espaço. Se for de bom gosto ou não, se agradou ou não, se é arte ou não, isso fica a critério do individuo ser compartilhado.

O artista precisa do público para que sua obra ganhe vida, de nada vale, fazer e não ser mostrada, porque sem a critica não é possível refletir sobre o que está acontecendo.

Enfim, tudo isso para contar que neste Sábado acabei indo conhecer e reconhecer o MAC. O mais interessante do que vi, foi a obra da minha professora a artista Daniela Mattos com seu vídeo perfomance e uma instalação muito simples Arte/Vida, totalmente linda e perfeita para refletir sobre o que a arte pode fazer na nossa vida.

IMG_20160624_160220409.jpg

E também a obra de Elida Tessler com a instalação Dessertões, onde podia ser lido partes de textos por meio de uma lupa, colocadas ao longo de uma parede inteira.

Outra obra muito legal é da Marilá Dardot com Alices (2012), vários espelhos com trechos do livro de Lewis Carroll, Alice nos espelhos.

Claro que o museu estava repleto de obras da Coleção João Sattamini e muita coisa legal. Se quiser conhecer o MAC dá uma passadinha por lá ou visita o site:

http://www.culturaniteroi.com.br/blog/?id=2077&equ=macniteroi

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s