Os altos e baixos de Gaudí e sua grandeza no MAM-RJ

gaudi_4

Lembro de ter ido a Barcelona quando adolescente e passar em frente do lugares mágicos e impressionantes criados pelo arquiteto Antoni Gaudí. Não tem como não ficar olhando encantado para essas ricas estruturas arquitetônicas, como o Parque Guell e Casa Millà, entre outros.

Assim que abriu a exposição Gaudí: Barcelona, 1900 no Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) fomos correndo para ver do que se tratava. Assim que você sobe as escadas em caracol, você já encontra uma típica pilastra do arquiteto, como se fosse o pé de feijão de João que estive te levando para o alto do mundo do Gaudí.

Um único andar repleto de maquetas de todo tipo, vários cortes, estruturas grandes e pequenas, videos mostrando como os conhecimentos da época em física e engenharia permitiram fazer as estruturas curvilíneas e que inspiraram grandes arquitetos do mundo inteiro. Na minha humilde percepção poderíamos até questionar que existe uma pequena semelhança na estrutura usada pelo arquiteto catalão e o brasileiro Oscar Niemeyer, sendo que o primeiro inclui a escultura enquanto que o segundo é purista.

Os videos ajudaram a mostrar como funcionavam as estruturas para criar todas essas formas curvilíneas e a força usada para aguentá-las. Entretanto, as telas se encontravam colocadas na parte superior de um cubo, te obrigando a ficar com metade do corpo em cima da tela, criando sombra e até perda de equilibrio. O segundo fato marcante é a função dos monitores da sala que estavam mais para vigilantes “don’t touch this” do que para mediadores entre a exposição e o público.

gaudi_3

Acho que este último item merece um post somente para discutir o papel dos monitores em sala expositivas. Mas no geral, a exposição agradou muito.

gaudi_10gaudi_9gaudi_8gaudi_7gaudi_6gaudi_2gaudi_1

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s